-
Arquitetos: Edge Studio
- Área: 80 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Zhuoheng Fu
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto está localizado em uma floresta no sudoeste do cruzamento da Avenida Shennan com a Avenida Nanshan, em Shenzhen. A vegetação tem copas mais altas do que quinze metros, com os galhos principais superiores a três metros. Os galhos e folhas são luxuriantes no verão, sombreando os caminhos, realidade rara nas áreas centrais da cidade.
O novo banheiro público abriga 8 sanitários para mulheres, 7 para homens, banheiros acessíveis, uma sala de cuidados para bebês e uma sala de gerenciamento. Se todas essas funções estiverem contidas em um único edifício, a área cobriria mais de 80 metros quadrados e algumas árvores seriam cortadas. No entanto, o bosque é originalmente o proprietário do local, e fizeram exigências em relação a preservação da vegetação.
Com a determinação de reter todas as árvores, o projeto focou em como evitar o sistema de raízes principal das árvores na fundação estrutural. De acordo com a função da construção, dividimos o projeto em quatro unidades semelhantes e pequenas. A parte mais fina dessas unidades é a entrada e no seu centro o espaço fica mais amplo, onde se alocam os sanitários.
A altura do edifício é limitada a menos de 3,2 metros, de acordo com a localização dos ramos dos troncos. Quatro unidades inferiores e pequenas estão localizadas cuidadosamente além do alcance das raízes, e a relação entre eles parece aleatória, mas na verdade é afirmativa, uma vez que são as regras naturais que formataram essa implantação. Como resultado, o pequeno pátio que, por acaso se formou, acaba por organizar a entrada de cada unidade, preservando ainda os caminhos originais da floresta.
Cada unidade é equipada apenas com duas colunas, dispostas no eixo central do interior, para garantir que a fundação da coluna fique longe da raiz. Dessa maneira, o tamanho do baldrame da fundação, que desempenha um papel estabilizador, pode ser reduzido, de modo que a escavação pode ser reduzida ainda mais para proteger o sistema.
Para ser mais adequado e reduzir o tamanho dos componentes, escolhe-se trabalhar com uma estrutura de aço no telhado. A estrutura da cobertura é um sistema de de aço com zinco e a vedação é um sistema autoportante de alumínio. Com o desenho da cornija de dupla camada, ele se torna um telhado integrado, completamente separado da estrutura abaixo. Este é um telhado "flutuante". A parede externa é responsável apenas por sua própria carga. O espaço coberto liberado pela densa parede de metal cinza escuro acomoda a hidráulica do equipamento. Essas quatro pequenas unidades aparecem na trilha e vivem sob o dossel da floresta. As quatro unidades e o telhado baixo e suave, redefinem o espaço sob a floresta, que os arquitetos chamam de "jardim de folhas".